Pesquisa Personalizada

sábado, 17 de novembro de 2012

Fairchild 91 – Baby Clipper - PP-PAP



Panair do Brasil. (Fairchild 91 – Baby Clipper), registro PP-PAP (cn 9402). Aeroporto Santos Dumont (SDU), Rio de Janeiro, década de 30/40.

Registro fotográfico recuperado de vídeo, informações adicionais serão bem vindas.

Breve histórico da aeronave:

Construído no ano de 1936, pela Fairchild Aircraft Corporation, Hagerstown, Maryland, EUA, foi equipado com um motor Pratt & Whitney PW Hornet S2E-G radial (750hp). Apenas três modelos nesta configuração foram construídos, a pedido da PAN AM: o NC14743 – protótipo com flutuadores de asa retrátil e “zap flaps”, o NC14744 (PP-PAP) e o NC15952 (PP-PAT).

Erroneamente, assim, passamos a identificar o PP-PAT como sendo o Fairchild XA-942A, quando o modelo correto é “Fairchild 91 – Baby Clipper”.

Adquirido novo pela PAN AM (Pan American Airways) em 06 de janeiro de 1937, foi matriculado NC 15952, configurado para dois tripulantes (pilotos) e oito passageiros.

Transferido para a Panair do Brasil em fevereiro de 1937, foi matriculado PP-PAT, operado até meados de 1944.

Nenhum comentário: