Panair do Brasil. Consolidated Commodore 16, registro PP-PAI (CN 10). Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro (SDU/SBRJ).
Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão sempre bem vindas.
Breve histórico da aeronave:
Construído em 1930, equipado com dois motores da Trimotor Safety Inc. Inicialmente matriculado NC 666M.
Em 15 de junho de 1930 foi adquirido novo pela NYRBA Line, batizado "Miami", rematriculado R-ACWT.
Em 21 de novembro de 1930, a NYRBA Line foi incorporada pela PAN AM (Pan American Airways Inc. Argentina), recebendo esta toda a sua frota. Assim, R-ACWT foi rematriculado NC 666M;
Em 15 de setembro de 1930 foi transferido para a Panair do Brasil, matriculado P-BDAI.
Em 20 de março de 1931, revisado em Dinner Key pela PAN AM, retornando a Panair em 11 de marlo de 1931, rematriculado PP-PAI.
Em 27 de setembro de 1940 a matricula civil foi cancelada, para então ser transferido para a FAB, na Base Militar de Belém.
w/o reportado em 10 de junho de 1941 durante vôo de demonstração, causando a morte de 8 pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário