Panair do Brasil. Douglas DC-3-279, registro PP-PCP (cn 2134). Aeroporto Santos Dumont (SDU/SBRJ), Rio de Janeiro.
Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem
vindas.
Breve histórico da aeronave:
Na versão DC-3-279, foi adquirido novo pela PAN AM, em junho de 1939,
matriculado NC 21728, equipado com dois motores R-1820.
Convertido para a versão DC-3A, foi transferido para a PANAGRA, número
de frota P-39, com a mesma matricula PAN AM.
Ficou em serviço pela Panair durante os anos de 1947 a 1958 e de 1962 a
1965.
Entre os anos de 1958 e 1962, apesar de esta data não ser precisa, foi
vendido (alugado?) à NAB – Navegação Aérea Brasileira – matriculado PP-NAY.
Em 03 de outubro de 1962, retornou à Panair do Brasil, oportunidade em
que foi re-matriculado PP-PED.
Há um breve registro de que em 22 de junho de 1965 foi alugado à
Cruzeiro, mantendo a matricula PP-PED, logo em seguida tornando-se o FAB-2091
(Força Aérea Brasileira).
Em setembro de 1970 foi vendido para a RICO Linhas Aéreas, matriculado
PP-KZB, desta fase merece destaque o registro fotográfico abaixo:
Finalmente, em 13 de dezembro de 1982, foi vendido para a Trans Oriente
Colômbia, matriculado CP-1742.
O Status atual da aeronave é desconhecido.
Um comentário:
Estive a ver esta tarde o Filme Portugues o Grande Elias, e vi imagens do Douglas DC 3-279 PP-PCP
a chegar a Lisboa, este filme foi realizado em 1950.
http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=15498&e_id=&c_id=5&dif=tv
Gostava de saber se este aviao ainda existe?
Henrique viegas
Postar um comentário