Panair do Brasil. Consolidated PBY 5A Catalina, registro PP-PDB
(cn 22021). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais
serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave:
Construído em meados de 1942/1943, pela Boeing Canadá, Vancouver, sob
supervisão da Canadian Vickers Co., foi equipado com dois motores Pratt &
Whitney Hornet Engines.
Os registros desta aeronave iniciam-se em 02 de maio de 1943, como
pertencente ao Esquadrão da RCAF, matricula 160 (BR).
Foi transferido para o Eastern Air Command em 28 de junho de 1943,
tendo permanecido em missões de patrulhamento pela costa até ser vendido pela
Charles Babb Co. de Nova York, em novembro de 1947.
Adquirido pela Panair do Brasil em 1950 foi requerido o registro
brasileiro em 23 de fevereiro de 1950, deferido em 03 de março de 1950,
matriculado PP-PDB.
Chegou em Belém no dia 17 de abril de 1950 e no Rio de Janeiro no
dia seguinte.
No ano de 1950, foi submetido à inspeção completa, realizada no
Aeroporto Santos Dumont em 07 de julho de 1950.
Acidentado em 12 de setembro de 1953, foi reparado.
Revisado em 30 de dezembro de 1955.
W/O reportado em 18 de abril de 1956, na localidade de Parintins,
Amazonas. Foi resgatado, porém nunca reparado.
Registro cancelado em 29 de maio de 1957.
Nenhum comentário:
Postar um comentário