Panair do Brasil. Consolidated PBY
5A Catalina, registro PP-PCX (cn 240/22006). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico garimpado na
rede, informações adicionais serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave:
Construído em meados de 1943, pela
Boeing Canadá, Vancouver, sob supervisão da Canadian Vickers Co., foi equipado
com dois motores Pratt & Whitney R-1830-92.
Os registros desta aeronave
iniciam-se em 05 de abril de 1943, como pertencente ao Eastern Air Command, matricula 5 (BR).
Permaneceu em missões de
patrulhamento pela costa até ser vendido pela Charles Babb Co. de Nova York, em
novembro de 1947.
Adquirido pela Panair do Brasil em
11 de setembro de 1947, matriculado PP-PCX, registro requerido em 09 de janeiro
de 1948, registrado em 15 de julho, batizado “Bandeirante Antônio Pedroso de
Alvarenga”.
Em 28 de janeiro de 1948, a Panair
comunica a Diretoria de Aviação Civil sobre o correto número de série do
aparelho (c/n), como sendo 22006, solicitando alteração nos registros da aeronave.
Submetido a revisão geral em
Belém, iniciada em 18 de abril de 1948.
Certificado de registro e licença
expedido em 23 de junho de 1948, configurado para o transporte de 15
passageiros.
Em 05 de maio de 1951, em SBBE,
durante procedimento de revisão na aeronave, foi constatado pelo DAC a
existência de três números de série (c/n) distintos para o PBX: 22006, 9777 e
240.
Em 23 de dezembro de 1960
autorizada a mudança de configuração da aeronave para o transporte de 17
passageiros.
Transferido para a FAB (Base de
Belém) em 16 de fevereiro de 1965, após o fechamento da Panair, matriculado
C-10 6553. Porém, nunca utilizado, serviu para retirada de peças em reparo a
outros Catalinas.
Registro cancelado em 17 de
dezembro de 1971 perante o RAB (DAC).
Em 18 de maio de 1978 foi
desmontado.
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