Panair do Brasil. Aeroporto Internacional do Galeão (GIG). Douglas DC-8-33, registro PP-PDS (cn 45272/118).
Registro fotográfico garimpado na rede, disponível em:
http://www.fotolog.com.br/jban/30480339/
Do arquivo pessoal do colaborador "Rouen":
http://fotolog.terra.com.br/bfg1
Outros registros do autor, podem ser vistos aqui:
http://fotolog.terra.com.br/jban:680
http://fotolog.terra.com.br/jban:681
Breve histórico do aeronave:
Construído no ano de 1961, foi equipado com quatro motores Pratt & Whitney JT4A-11.
Adquirido novo pela PAN AM (Pan American Airways), foi matriculado N819PA, sem nunca ter sido empregado em suas rotas, batizado "Jet Clipper Ocean Rover".
Transferido para a Panair do Brasil em 21 de março de 1961, foi matriculado PP-PDS, batizado "Bandeirante Manoel de Borba Gato".
Com o advento do "Pouso Forçado" da Panair, este equipamento foi transferido para a VARIG em julho de 1965 - inclusive para dar continuidade a um vôo da Panair, cancelado pelos militares. Mantendo a mesma matricula, foi operado pela VARIG nas rotas deixadas pela Panair, até outubro de 1975.
Deste momento, vale o registro:
http://www.airliners.net/photo/0103642/L/
Em 15 de fevereiro de 1978 foi transferido para a American Jet Industries - AFI -, matriculado N59AJ, batizado "The Silver Arrow":
http://www.airliners.net/photo/Untitled-(American-Jet/Douglas-DC-8-33(F)/1638646/L/&sid=9c109ddb91233b34e0cf1e3c212f3d10
http://www.airliners.net/photo/1070249/L/
Em março de 1979 foi transferido para a Gulfstream American. Convertido para a versão freighter 33F (DC-8-33F-2-80).
Em setembro de 1981, armazenado em Mojave:
http://www.airliners.net/photo/Untitled-(American-Jet/Douglas-DC-8-33/0329930/&sid=8524bd66c63d4b28b4b324d9fecfb649
Em janeiro de 1985 foi adquirido pela Charlotte Aerospace Company (Charlotte Aircraft Corporation).
Em 14 de junho de 1989, foi transferido para a Jet Aviation Components and Aircraft Intl Inc.
Em 15 de agosto de 1990, foi repassado a LAC Colômbia.
Em março de 1991 foi arrendado para a Tocumen Air Cargo, matriculado HP-1166.
Finalmente, arrendado a Export Air, em 20 de fevereiro de 1992, até ser totalmente deteriorado em IQT.
O que restou dele pode ser visto aqui:
http://www.airliners.net/photo/Untitled-(Export-Air)/Douglas-DC-8-33(F)/0623505/L/&sid=f233e76f68e95d2721a031149c68ee9b
Nenhum comentário:
Postar um comentário