Panair do Brasil, Douglas DC-2-124, matricula PP-PAZ (cn 1324), registro de meados de 1940, Aeroporto Santos Dumont (SDU) Rio de Janeiro, Brasil.
O registro fotográfico é da década de 40, no Aeroporto Santos Dumont (SDU) Rio de Janeiro, Brasil, no terminal da empresa.
Ex Pan Am
(NC30076), passou pela Panair e finalmente foi entregue a PLUNA, registrado
como CX-AEG.
História:
O DC-2 (CN
1324) foi uma espécie de “anomalia” fabricada pela Douglas. Originalmente, foi
construído para ser utilizado segundo os padrões da Oil Company of Califórnia
no que diz respeito ao transporte de seus executivos.
Como
característica diferenciadora este modelo era equipado com motores Pratt &
Whitney Hornet SDG, ao passo que a maioria dos DC-2s, a versão considerada
“normal”, era equipada com dois motores Wright Cyclones. Também, possuía outras
especificações que o diferenciavam dos modelos chamados comuns. Tanto é assim
que penso, mas não tenho certeza, que o DC-2 foi construído no âmbito de um
Grupo 2 de Aprovação do Tipo Certificado (e não um único modelo aprovado pela
ATC’s como variante do modelo DC-2).
Este
equipamento foi entregue em 1936 para a trans-continental Bendix Air races.
Depois, foi adquirido pela Pan American, ainda no ano de 1936, re-registrado
como NC30076. Em 1941 foi transferido para a Panair do Brasil, "como o meu
belo registro ilustrativo mostra (cortesia da PAB). (Ed Coates)".
Observe à
esquerda, no fundo, o DC-3 da PAN AM, registro NC25653 (CN 2193). Em 1945, o
PP-PAZ foi vendido ao operador nacional Uruguaio PLUNA, registrado como CX-AEG.
Seu status atual é desconhecido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário