Pesquisa Personalizada

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Douglas DC-2-124 - PP-PAZ



Panair do Brasil, Douglas DC-2-124, matricula PP-PAZ (cn 1324), registro de meados de 1940, Aeroporto Santos Dumont (SDU) Rio de Janeiro, Brasil.

O registro fotográfico é da década de 40, no Aeroporto Santos Dumont (SDU) Rio de Janeiro, Brasil, no terminal da empresa.
Ex Pan Am (NC30076), passou pela Panair e finalmente foi entregue a PLUNA, registrado como CX-AEG.
História:
O DC-2 (CN 1324) foi uma espécie de “anomalia” fabricada pela Douglas. Originalmente, foi construído para ser utilizado segundo os padrões da Oil Company of Califórnia no que diz respeito ao transporte de seus executivos.
Como característica diferenciadora este modelo era equipado com motores Pratt & Whitney Hornet SDG, ao passo que a maioria dos DC-2s, a versão considerada “normal”, era equipada com dois motores Wright Cyclones. Também, possuía outras especificações que o diferenciavam dos modelos chamados comuns. Tanto é assim que penso, mas não tenho certeza, que o DC-2 foi construído no âmbito de um Grupo 2 de Aprovação do Tipo Certificado (e não um único modelo aprovado pela ATC’s como variante do modelo DC-2).
Este equipamento foi entregue em 1936 para a trans-continental Bendix Air races. Depois, foi adquirido pela Pan American, ainda no ano de 1936, re-registrado como NC30076. Em 1941 foi transferido para a Panair do Brasil, "como o meu belo registro ilustrativo mostra (cortesia da PAB). (Ed Coates)".

Observe à esquerda, no fundo, o DC-3 da PAN AM, registro NC25653 (CN 2193). Em 1945, o PP-PAZ foi vendido ao operador nacional Uruguaio PLUNA, registrado como CX-AEG. Seu status atual é desconhecido.

Nenhum comentário: