Panair
do Brasil. Lockheed 12A/JO-1 (Electra Junior), registro PP-PBX (cn 1227).
Aeroporto Santos Dumont , Rio de Janeiro (SDU/SBRJ).
Registro
fotográfico encontrado na rede durante minhas pesquisas. Informações adicionais
serão bem vindas. Coleção particular de "Vito Cedrini".
Histórico
da aeronave:
Construído
no ano de 1939, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney R-985-48 Wasp
Junior SB, configurado inicialmente para o transporte de 05 passageiros.
Adquirido
em 1939 pela US Navy and Marine Corps., na versão Lockheed JO-1, foi
matriculado 1053. Operado pelo destacamento Brasileiro nos anos de 1941 a 1945 (US Naval Attaché).
Transferido para a aviação civil, foi adquirido pela Panair do Brasil em 1945, matriculado PP-PBX. Em 25 de fevereiro de 1946 a Panair requereu ao DAC autorização para exportar a aeronave PBX (DOU de 28 de fevereiro de 1946, p. 9 – Seção I). Em 29 de maio de 1947 foi requerido perante o DAC o cancelamento da matrícula PP-PBX (DOU de 02 de junho de 1947, p. 11 – Seção I).
Transferido para a aviação civil, foi adquirido pela Panair do Brasil em 1945, matriculado PP-PBX. Em 25 de fevereiro de 1946 a Panair requereu ao DAC autorização para exportar a aeronave PBX (DOU de 28 de fevereiro de 1946, p. 9 – Seção I). Em 29 de maio de 1947 foi requerido perante o DAC o cancelamento da matrícula PP-PBX (DOU de 02 de junho de 1947, p. 11 – Seção I).
Transferido
para PAN AM em 24 de fevereiro de 1946, e no dia seguinte para Francis L.
Duncan no dia seguinte, foi matriculado NC1108 em 14 de março de 1946.
Transferido
para a Air Carrier Service Corp, mediante leasing por Francis L. Duncan , em 19
de maio de 1947, retornando em 06 de fevereiro de 1948.
Em
01 de janeiro de 1949, transferido para W Clayton Lemon e posteriormente para
Nello L Teer Co., em 11 de fevereiro de 1954, rematriculado N1108.
Transferido
para Mitchell Distributing Co, mediante leasing por Nello L Teer Co., em 15 de julgo de 1952,
retornando em 11 de fevereiro de 1954.
Entre
23 de maio de 1955 (Greenbrier A/P Inc.) e 05 de março de 1978 (D R Allen &
Son Inc.), teve vários proprietários com a mesma matricula N1108.
Finalmente,
em 26 de junho de 1984 foi adquirido por Richard P Schutze, registrado em 07 de
setembro de 1984.
Status
Atual: ATIVO - registrado
para Electra JR LLC, Atlanta, Georgia, USA.
Registros
fotográficos atuais podem ser vistos aqui:
Fonte: The Lockheed Twins
Nenhum comentário:
Postar um comentário