Pesquisa Personalizada

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Lockheed 12A/JO-1 (Electra Junior) - PP-PBX


Panair do Brasil. Lockheed 12A/JO-1 (Electra Junior), registro PP-PBX (cn 1227). Aeroporto Santos Dumont , Rio de Janeiro (SDU/SBRJ).

Registro fotográfico encontrado na rede durante minhas pesquisas. Informações adicionais serão bem vindas. Coleção particular de "Vito Cedrini".

Histórico da aeronave:

Construído no ano de 1939, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney R-985-48 Wasp Junior SB, configurado inicialmente para o transporte de 05 passageiros.

Adquirido em 1939 pela US Navy and Marine Corps., na versão Lockheed JO-1, foi matriculado 1053. Operado pelo destacamento Brasileiro nos anos de 1941 a 1945 (US Naval Attaché). 

Transferido para a aviação civil, foi adquirido pela Panair do Brasil em 1945, matriculado PP-PBX. Em 25 de fevereiro de 1946 a Panair requereu ao DAC autorização para exportar a aeronave PBX (DOU de 28 de fevereiro de 1946, p. 9 – Seção I). Em 29 de maio de 1947 foi requerido perante o DAC o cancelamento da matrícula PP-PBX (DOU de 02 de junho de 1947, p. 11 – Seção I).

Transferido para PAN AM em 24 de fevereiro de 1946, e no dia seguinte para Francis L. Duncan no dia seguinte, foi matriculado NC1108 em 14 de março de 1946.

Transferido para a Air Carrier Service Corp, mediante leasing por Francis L. Duncan , em 19 de maio de 1947, retornando em 06 de fevereiro de 1948.

Em 01 de janeiro de 1949, transferido para W Clayton Lemon e posteriormente para Nello L Teer Co., em 11 de fevereiro de 1954, rematriculado N1108.

Transferido para Mitchell Distributing Co, mediante leasing por  Nello L Teer Co., em 15 de julgo de 1952, retornando em 11 de fevereiro de 1954.

Entre 23 de maio de 1955 (Greenbrier A/P Inc.) e 05 de março de 1978 (D R Allen & Son Inc.), teve vários proprietários com a mesma matricula N1108.

Finalmente, em 26 de junho de 1984 foi adquirido por Richard P Schutze, registrado em 07 de setembro de 1984.

Status Atual: ATIVO - registrado para Electra JR LLC, Atlanta, Georgia, USA.

Registros fotográficos atuais podem ser vistos aqui:


Fonte: The Lockheed Twins

Nenhum comentário: