Panair do Brasil. SUD SE-210 Caravelle
6-R, matricula PP-PDV (cn 120/120). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico garimpado na
rede. Informações adicionais serão bem vindas.
Sobre a aeronave:
Construído em 25 de junho de 1962
(primeiro voo), na configuração F20Y49 (80 passageiros), foi equipado com dois
motores Rolss-Royce RA-29 Mk. 533R Avon, matriculado inicialmente F-WJAK, para
testes, pela SUD Aviation.
Adquirido novo pela Panair do Brasil
no ano de 1961 teve sua pré-entrega em Toulouse, França, em 19 de julho de
1962, e autorização de importação datada de 29 de
junho de 1962 (DOU de 23 de julho de 1962).
Trasladado para o Brasil, chegou ao
Rio de Janeiro (GIG) em 20 de julho de 1962, foi matriculado PP-PDV, batizado
"Bandeirante Domingos Rodrigues de Carvalho.
O traslado de Toulouse para o Rio de
Janeiro (GIG), com escalas em Lisboa, Dakar e Recife, foi feito pelos
Comandantes Durval e Aguiar, Piloto Wiler e Radio Navegador (Telegrafista?)
Oscar (Periódico A Noite, de 21 de julho de 1962).
Após o "pouso forçado da Panair, em fevereiro de 1965, foi transferido para o Governo Brasileiro, com a mesma matricula, operaado até 1966.
Transferido para a Cruzeiro do Sul em 01 de outubro de 1966, manteve a mesma matricula.
W/O reportado em 23 de dezembro de 1973, no Aeroporto de Ponta Pelada, Manaus.
Após o "pouso forçado da Panair, em fevereiro de 1965, foi transferido para o Governo Brasileiro, com a mesma matricula, operaado até 1966.
Transferido para a Cruzeiro do Sul em 01 de outubro de 1966, manteve a mesma matricula.
W/O reportado em 23 de dezembro de 1973, no Aeroporto de Ponta Pelada, Manaus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário