Panair
do Brasil. SUD SE-210 Caravelle 6-R, matricula PP-PDV (cn 120/120). Aeroporto
Internacional do Galeão (GIG), Rio de Janeiro.
Registro
fotográfico recuperado de vídeo. Informações adicionais serão bem vindas.
Sobre
a aeronave:
Construído
em 25 de junho de 1962 (primeiro voo), na configuração F20Y49 (80 passageiros),
foi equipado com dois motores Rolls-Royce RA-29 MK. 533R Avon, matriculado inicialmente F-WJAK, para testes, pela SUD Aviation.
Adquirido
novo pela Panair do Brasil no ano de 1961 teve sua pré-entrega em Toulouse,
França, em 19 de julho de 1962, e autorização de importação
datada de 29 de junho de 1962 (DOU de 23 de julho de 1962).
Trasladado
para o Brasil, chegou ao Rio de Janeiro (GIG) em 20 de julho de 1962, foi
matriculado PP-PDV, batizado "Bandeirante Domingos Rodrigues de Carvalho.
O
traslado de Toulouse para o Rio de Janeiro (GIG), com escalas em Lisboa, Dakar
e Recife, foi feito pelos Comandantes Durval e Aguiar, Piloto Wiler e Radio
Navegador (Telegrafista?) Oscar (Periódico A Noite, de 21 de julho de
1962).
Após o "pouso forçado" da Panair, em fevereiro de 1965, foi transferido para o Governo Braisleiro, com a mesma matricula, operado até 1966.
Transferido para a Cruzeiro do Sul em 01 de outubro de 1966, manteve a mesma matricula.
W/O reportado em 23 de dezembro de 1973, no aeroporto de Ponta Pelada, Manaus.
Após o "pouso forçado" da Panair, em fevereiro de 1965, foi transferido para o Governo Braisleiro, com a mesma matricula, operado até 1966.
Transferido para a Cruzeiro do Sul em 01 de outubro de 1966, manteve a mesma matricula.
W/O reportado em 23 de dezembro de 1973, no aeroporto de Ponta Pelada, Manaus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário