Pan Am (Pan American Airways). Lockheed 3 Air Express, matricula NC 514E (cn 65).
Repositório do San Diego Air and Space Museum Archive.
Registro fotográfico garimpado na rede, disponível em:
http://www.flickr.com/photos/sdasmarchives/4832504360/in/photostream/
http://www.aviastar.org/air/usa/lok_3.php
http://www.searchdictionaries.com/?q=air+express
http://www.cofe.ru/avia/L/photos_avia_L-55.htm
Sobre a aeronave:
Construído em 1928, foi equipado com um motor Pratt & Whitney Wasp 306kW, configurado para o transporte de quatro passageiros.
Adquirido pela PAN AM em 14 de março de 1929, foi matriculado NC 514E.
Transferido para a NYRBA do Brasil S.A. foi matriculado P-BDAH, batizado “Maraca”.
A NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM, cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.
Com a chegada do Commodore 16-1 (cn 9), o registro P-BDAH foi transferido para esta aeronave em 08 de setembro de 1930.
Devolvido a PAN AM em dezembro de 1930.
Status: desconhecido (pode estar preservado no San Diego Air & Space Museum.
Informações sobre o registro, disponíveis em:
http://aerobernie.ae.funpic.de/Pan%20Am.html
http://www.goldenyears.ukf.net/reg_N23.htm
http://www.goldenyears.ukf.net/reg_P-B.htm
Repositório do San Diego Air and Space Museum Archive.
Registro fotográfico garimpado na rede, disponível em:
http://www.flickr.com/photos/sdasmarchives/4832504360/in/photostream/
http://www.aviastar.org/air/usa/lok_3.php
http://www.searchdictionaries.com/?q=air+express
http://www.cofe.ru/avia/L/photos_avia_L-55.htm
Sobre a aeronave:
Construído em 1928, foi equipado com um motor Pratt & Whitney Wasp 306kW, configurado para o transporte de quatro passageiros.
Adquirido pela PAN AM em 14 de março de 1929, foi matriculado NC 514E.
Transferido para a NYRBA do Brasil S.A. foi matriculado P-BDAH, batizado “Maraca”.
A NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM, cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.
Com a chegada do Commodore 16-1 (cn 9), o registro P-BDAH foi transferido para esta aeronave em 08 de setembro de 1930.
Devolvido a PAN AM em dezembro de 1930.
Status: desconhecido (pode estar preservado no San Diego Air & Space Museum.
Informações sobre o registro, disponíveis em:
http://aerobernie.ae.funpic.de/Pan%20Am.html
http://www.goldenyears.ukf.net/reg_N23.htm
http://www.goldenyears.ukf.net/reg_P-B.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário