Panair do Brasil. Consolidated PBY 5A Catalina, registro PP-PCY (cn 242). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico garimpado na rede, informações complementares serão bem vindas.
Disponível em:
Breve histórico da aeronave:
Construído em meados de 1943, pela
Boeing Canadá, Vancouver, sob supervisão da Canadian Vickers Co., foi equipado
com dois motores Pratt & Whitney R-1830-92.
Os registros desta aeronave
iniciam-se em 25 de outubro de 1943, como pertencente ao Eastern Air Command, matricula 5 (BR).
Permaneceu em missões de
patrulhamento pela costa até ser vendido pela Charles Babb Co. de Nova York, em
novembro de 1947.
Adquirido pela Panair do Brasil
em 05 de dezembro de 1947, matriculado PP-PCY, foi registrado em 04 de janeiro
de 1948, batizado “Bandeirante Antônio Dias Adorno”.
Em 29 de Janeiro de 1948, em
Belém, foi submetido à inspeção completa.
Acidentado em Tapuruquara,
Amazonas, em 27 de março de 1960, foi reparado.
W/O reportado em 30 de outubro de
1961, na localidade de Parintins, Amazonas:
“Em 30/10/1961, incêndio a
bordo obriga o piloto Daniel Portela a pousar no Lago do Taperebá em operação
de emergência o Catalina PP-PCY”.
Registro cancelado em 09 de abril
de 1962, despacho publicado no DOU de 24 de abril de 1962, p. 47 – Seção I –
cancelada também a matricula PP-PDO, na mesma página.
Nenhum comentário:
Postar um comentário