Panair do Brasil. Consolidated PBY Catalina, registro PP-PCY (cn 242), Santarém, 01 de novembro de 1933.
Registro fotográfico garimpado na rede durante minhas pesquisas, do acervo de João Mota. Informações adicionais serão bem vindas.
Disponível em:
Breve histórico da aeronave:
Construído em meados de 1943, pela Boeing Canadá, Vancouver, sob
supervisão da Canadian Vickers Co., foi equipado com dois motores Pratt &
Whitney R-1830-92.
Os registros desta aeronave iniciam-se em 25 de outubro de 1943,
como pertencente ao Eastern Air Command,
matricula 5 (BR).
Permaneceu em missões de patrulhamento pela costa até ser vendido
pela Charles Babb Co. de Nova York, em novembro de 1947.
Adquirido pela Panair do Brasil em 05 de dezembro de 1947,
matriculado PP-PCY, foi registrado em 04 de janeiro de 1948, batizado “Bandeirante
Antônio Dias Adorno”.
Em 29 de Janeiro de 1948, em Belém, foi submetido à inspeção
completa.
Acidentado em Tapuruquara, Amazonas, em 27 de março de 1960, foi
reparado.
W/O reportado em 30 de outubro de 1961, na localidade de Parintins,
Amazonas:
“Em 30/10/1961, incêndio a bordo obriga o piloto Daniel
Portela a pousar no Lago do Taperebá em operação de emergência o Catalina
PP-PCY”.
Registro cancelado em 09 de abril de 1962, despacho publicado no
DOU de 24 de abril de 1962, p. 47 – Seção I – cancelada também a matricula
PP-PDO, na mesma página.
Dados Técnicos:
Fabricante | Consolidated Aircraft Corporation |
Modelo | PBY Catalina |
Ano Entrada Serviço | 1936 |
Produzidos | mais de 3.000 |
Motor | Dois Pratt & Whitney R-1830-92 radiais a pistão de 1.200 hp cada. |
Envergadura | 31,70 m |
Comprimento | 19,45 m |
Altura | 6,15 m |
Área da Asa | 130,00 m² |
Peso Vazio | 11.727 kg |
Peso Máximo | 13.220 kg |
Tripulação | 8 |
Armamento | Cinco metralhadoras .50 e até 1.493 Kg de bombas ou cargas de profundidade. |
Velocidade Máxima | 288 km/h |
Velocidade Cruzeiro | 188 km/h |
Teto | 4.481 m |
Alcance | 4.096 km |
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