Panair do Brasil. Fairchild 91 – Baby Clipper,
registro PP-PAP (cn 9402). Em algum lugar do passado, década de 30/40.
Registro fotográfico recuperado
de vídeo, informações adicionais serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave:
Construído no ano de 1936, pela
Fairchild Aircraft Corporation, Hagerstown, Maryland, EUA, foi equipado com um motor Pratt &
Whitney PW Hornet S2E-G radial (750hp). Apenas três modelos nesta configuração
foram construídos, a pedido da PAN AM: o NC14743 – protótipo com flutuadores de
asa retrátil e “zap flaps”, o NC14744 (PP-PAP) e o NC15952 (PP-PAT).
Erroneamente, assim, passamos a
identificar o PP-PAP como sendo o Fairchild XA-942A, quando o modelo correto é “Fairchild 91 – Baby
Clipper”.
Adquirido novo pela PAN AM (Pan
American Airways) em 23 de fevereiro de 1936, foi matriculado NC 14744.
Transferido para a Panair do
Brasil em julho de 1936, foi matriculado PP-PAP.
Durante sua permanência na
Panair, sofreu dois acidentes:
w/o em 08 de maio de 1939, em Santarém/PA;
foi reconstruído.
w/o em 08 de dezembro de 1941, na
localidade de Belém/PA.
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