Panair do Brasil. Lockheed 10-E Electra (cn 1008), registro PP-PAX. Aeroporto Pampulha, Belo Horizonte.
Registro fotográfico garimpado na rede, da coleção de Vito Cedrini ...
Histórico da aeronave:
Construído em 1935, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney R-1340.
Adquirido novo pela PAN AM (Pan American Airways), foi registrado NC14972, em 06 dezembro de 1935.
Transferido para a Companhia Mexicana de Aviacion em dezembro de 1935, foi rematriculado XA-BCJ.
Retornou à PAN AM em 14 de junho de 1937, transferido mediante leasing para a Pacific Alaska Airlines, retornando em junho de 1938.
Em julho de 1938, foi transferido para a Panair do Brasil, matriculado PP-PAX.
Vendido à VASP em 20 de abril de 1943, foi registrado PP-VAP em 14 de junho de 1943.
Em 23 de janeiro de 1956 foi adquirido por Provincetown Boston Airline - PBA, matriculado N2068A.
Em 12 de junho de 1957, foi vendido a Martha's Vineyard on Cape Cod, rematriculado N35PB.
Em 18 de fevereiro de 1970 foi adquirido por Zepherhills Parachute Center Florida, para transporte de paraquedistas, rematriculado N355B.
http://1000aircraftphotos.com/Contributions/KeechAndy/11194-N355B-1.jpg
Transferido para a Vikings of Denmark Inc. em 1 de Outubro de 1976 e operado pela Raeford Parachute Center,mantendo a mesma matricula.
http://1000aircraftphotos.com/Contributions/KeechAndy/11194-N355B-2.jpg
Em 15 de Setembro de 1979 foi vendido para Dolf Overton e armazenado no Wings and Wheels Museum, em Orlando, Florida.
Em 08 de março de 1982, adquirido por Grace McGuire, instrutora de vôo em New Jersey, EUA, matriculado N1602D.
http://1000aircraftphotos.com/Contributions/McGuireGrace/11194-trailer.jpg
http://1000aircraftphotos.com/Contributions/McGuireGrace/11194-NYTimesPhoto.jpg
Registro atuais podem ser vistos aqui:
www.abpic.co.uk/popup.php?q=1041012
http://www.pacificflyer.com/2010/06/amelia-earharts-last-flight-to-be-recreated-in-sister-plane-3/
1000aircraftphotos.com/Contributions/McGuireGrace/11194L.jpg
http://1000aircraftphotos.com/Contributions/McGuireGrace/11194L-2.jpg
http://www.pacificflyer.com/wp-content/uploads/2010/06/Lockheed-10-graces.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário