Panair do Brasil. Douglas DC-2-118B. Registro PP-PAY (cn 1351). Aeroporto Santos Dumont, década de 40.
Registro fotográfico encontrado na NET durante as minhas pesquisas. Informações adicionais serão bem vindas.
Coleção de "Vito Cedrini"
Um pouco de sua história:
Originalmente entregue novo a PAN AM, em janeiro de 1935, matriculado NC14291.
Foi negociado com a empresa CNAC, mas no momento do repasse da aeronave a transação foi cancelada.
Em 29 de maio de 1939 foi transferido para a PANAIR DO BRASIL, matriculado PP-PAY.
Em 26 de novembro de 1942 foi vendido para a PLUNA 9Argentina), registrado como CX-AEF, e batizado “Espírito de Las Américas”.
Em 26 de dezembro de 1951 foi vendido para o setor privado - utilização não comercial - na Argentina, matriculado como LV-AHI.
Reportada sua destruição em acidente em 02 de dezembro de 1954, em BHI (Villa Harding Airport) (Bahia Blanca - Comandante Espora AB, Argentina).
Causa do acidente, disponível em:
aviation-safety.net/database/record.php?id=19541202-0
aviation-safety.net/database/record.php?id=19541202-0
PROBABLE CAUSE OF THE ACCIDENT:
"Inadequate handling during takeoff, as a result of lack of experience, consisting in not sufficiently correcting the swerve of the aircraft during the initial run, a contributory cause being the probable failure of the starboard engine."
Nenhum comentário:
Postar um comentário