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sábado, 7 de julho de 2012

Consolidated Catalina - PP-PDB - PP-PCW - PP-PEC


Panair do Brasil. Consolidated PBY Catalina, registro PP-PDB (cn 22021), PP-PCW (cn 429) e PP-PEC (cn 91). Aeroporto Manaus, Amazonas.

Registro fotográfico garimpado na rede, disponível em:


Informações adicionais serão bem vindas.

Breve histórico das aeronaves:

PP-PDB:

Breve histórico da aeronave:

Construído em meados de 1942/1943, pela Boeing Canadá, Vancouver, sob supervisão da Canadian Vickers Co., foi equipado com dois motores Pratt & Whitney Hornet Engines.

Os registros desta aeronave iniciam-se em 02 de maio de 1943, como pertencente ao Esquadrão da RCAF, matricula 160 (BR).

Foi transferido para o Eastern Air Command em 28 de junho de 1943, tendo permanecido em missões de patrulhamento pela costa até ser vendido pela Charles Babb Co. de Nova York, em novembro de 1947.

Adquirido pela Panair do Brasil em 1950 foi requerido o registro brasileiro em 23 de fevereiro de 1950, deferido em 03 de março de 1950, matriculado PP-PDB.

Chegou em Belém no dia 17 de abril de 1950 e no Rio de Janeiro no dia seguinte.

No ano de 1950, foi submetido à inspeção completa, realizada no Aeroporto Santos Dumont em 07 de julho de 1950.

Acidentado em 12 de setembro de 1953, foi reparado.

Revisado em 30 de dezembro de 1955.

W/O reportado em 18 de abril de 1956, na localidade de Parintins, Amazonas. Foi resgatado, porém nunca reparado.

Registro cancelado em 29 de maio de 1957

PP-PCW:

Construído na década de 30/40, foi equipado com dois motores Pratt Whitney R-1830-92 radiais a pistão.

Adquirido pela Panair do Brasil, foi matriculado PP-PCW, batizado Pedro Teixeira.

No ano de 1965, foi transferido para a Cruzeiro do Sul (arrendado), manteve a mesma matricula.

w/o 17 de dezembro de 1968 - já operado pela Cruzeiro do Sul.

PP-PEC:

Sobre a aeronave:

Construído na década de 30/40, pela Boeing Aircraft of Canada Ltd - Canadá, sob licença da Consolidated Vultee Aircraft Corporation, foi equipado com dois motores Pratt Whitney R-1830-92 radiais a pistão de 1.200 hps, 14 cilindros.

Adquirido pela Panair do Brasil em meados de 1950, foi batizado Aleixo Garcia, matriculado PP-PEC.

Em 31 de maio de 1963 (DOU de 18/05/1964, p.21, Seção 1), a Panair teve deferido o pedido de transferência de propriedade desta aeronave, porém não especifica se a favor dela ou em favor de terceiros.

No ano de 1965, foi arrendado à Cruzeiro do Sul.

w/o em 16 de outubro de 1966 - já operado pela Cruzeiro do Sul - na localidade de Porto das Pedras, Ilha de Marajó - Belém/PA.


Especificações Técnicas das três aeronaves:

Fabricante: Boeing Aircraft of Canada Ltd. - Sob licença da Consolidated Vultee Aircraft Corporation - EUA.
Motor: 02 Pratt Whitney R-1830-92 de 1.200 hp, radial e 14 cilindros.
Comprimento: 19,52m
Envergadura: 31,72m
Altura: 5,65m
Peso vazio: 7.974 kg
Velocidade máxima: 314 km/h
Alcance: 4.030 km

Um comentário:

Anônimo disse...

OBRIGADO PELA HISTÓRIA. MEU PAI (MANOEL DA SILVA) FOI UM GRANDE MECÂNICO DE VOO DA PANAIR. CAIU NO RIO PURUS COM O PCW. MORREU ANO PASSADO AOS 93 ANOS.