Panair do Brasil. Consolidated Commodore 16-1, registro P-BDAE (cn 5). Porto de Areia Branca. Década de 30.
Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave, e da companhia:
Construído 31 de dezembro de 1929, foi equipado com 2 motores Pratt & Whitney Hornet Engines (575hp), na configuração PAX 22.
Adquirido novo pela NYRBA (New York - Rio - Buenos Aires Line) em 04 de fevereiro de 1930 foi matriculado NC 661M, batizado “New York”, e posteriormente “Santos”.
Requerido o cancelamento de matricula pela NYRBA (USA), em 10 de março de 1930.
Transferido para a NYRBA do Brasil S.A. em 19 de abril de 1930, matriculado P-BDAE.
Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a sua frota e suas filiais.
No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM, cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.
A frota da nova empresa – Panair do Brasil - incluía 8 hidroaviões (4 Consolidated Commodore e 4 Sikorsky S-38B, entre eles o P-BDAE, cuja entrega ocorreu em 17 de outubro de 1930.
Em 31 de dezembro de 1932, foi rematriculado PP-PAE. Ficou em operação até meados de 1938, quando retornou a PAN AM.
A matrícula brasileira PP-PAE foi cancelada em 18 de março de 1940.
Transferido para a SANA (Sociedad Argentina de Navegacion Aérea) em fevereiro de 1940, foi matriculado LV-CXA; rematriculado LV-QAB, em 13 de junho de 1940; rematriculado LV-ALL em 22 de julho de 1942 (ou 28/09/1942).
As operações da SANA foram cessadas em 16 de agosto de 1943 e suas aeronaves foram vendidas.
Em 17 de dezembro de 1943, o PP-PAE (LV-ALL), foi vendido a Compania de Navegacion Dodero, mantendo a mesma matricula LV-ALL.
Em 23 de dezembro de 1947, foi vendido para ALFA (Aviacion Del Litoral Fluvial Argentino), onde permaneceu até 03 de fevereiro de 1948.
W/O reportado em 24 de dezembro de 1948, na localidade de Puerto Novo, Buenos Aires, por fogo no interior do hangar. Registro cancelado em 07 de outubro de 1941.
Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave, e da companhia:
Construído 31 de dezembro de 1929, foi equipado com 2 motores Pratt & Whitney Hornet Engines (575hp), na configuração PAX 22.
Adquirido novo pela NYRBA (New York - Rio - Buenos Aires Line) em 04 de fevereiro de 1930 foi matriculado NC 661M, batizado “New York”, e posteriormente “Santos”.
Requerido o cancelamento de matricula pela NYRBA (USA), em 10 de março de 1930.
Transferido para a NYRBA do Brasil S.A. em 19 de abril de 1930, matriculado P-BDAE.
Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a sua frota e suas filiais.
No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM, cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.
A frota da nova empresa – Panair do Brasil - incluía 8 hidroaviões (4 Consolidated Commodore e 4 Sikorsky S-38B, entre eles o P-BDAE, cuja entrega ocorreu em 17 de outubro de 1930.
Em 31 de dezembro de 1932, foi rematriculado PP-PAE. Ficou em operação até meados de 1938, quando retornou a PAN AM.
A matrícula brasileira PP-PAE foi cancelada em 18 de março de 1940.
Transferido para a SANA (Sociedad Argentina de Navegacion Aérea) em fevereiro de 1940, foi matriculado LV-CXA; rematriculado LV-QAB, em 13 de junho de 1940; rematriculado LV-ALL em 22 de julho de 1942 (ou 28/09/1942).
As operações da SANA foram cessadas em 16 de agosto de 1943 e suas aeronaves foram vendidas.
Em 17 de dezembro de 1943, o PP-PAE (LV-ALL), foi vendido a Compania de Navegacion Dodero, mantendo a mesma matricula LV-ALL.
Em 23 de dezembro de 1947, foi vendido para ALFA (Aviacion Del Litoral Fluvial Argentino), onde permaneceu até 03 de fevereiro de 1948.
W/O reportado em 24 de dezembro de 1948, na localidade de Puerto Novo, Buenos Aires, por fogo no interior do hangar. Registro cancelado em 07 de outubro de 1941.
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