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domingo, 26 de agosto de 2012

Consolidated Commodore 16-1 - P-BDAE


Panair do Brasil. Consolidated Commodore 16-1, registro P-BDAE (cn 5). Porto de Areia Branca. Década de 30.

Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.

Breve histórico da aeronave, e da companhia:

Construído 31 de dezembro de 1929, foi equipado com 2 motores Pratt & Whitney Hornet Engines (575hp), na configuração PAX 22.

Adquirido novo pela NYRBA (New York - Rio - Buenos Aires Line) em 04 de fevereiro de 1930 foi matriculado NC 661M, batizado “New York”, e posteriormente “Santos”.

Requerido o cancelamento de matricula pela NYRBA (USA), em 10 de março de 1930.

Transferido para a NYRBA do Brasil S.A. em 19 de abril de 1930, matriculado P-BDAE.

Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a sua frota e suas filiais.

No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM, cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.

A frota da nova empresa – Panair do Brasil - incluía 8 hidroaviões (4 Consolidated Commodore e 4 Sikorsky S-38B, entre eles o P-BDAE, cuja entrega ocorreu em 17 de outubro de 1930.

Em 31 de dezembro de 1932, foi rematriculado PP-PAE. Ficou em operação até meados de 1938, quando retornou a PAN AM.

A matrícula brasileira PP-PAE foi cancelada em 18 de março de 1940.

Transferido para a SANA (Sociedad Argentina de Navegacion Aérea) em fevereiro de 1940, foi matriculado LV-CXA; rematriculado LV-QAB, em 13 de junho de 1940; rematriculado LV-ALL em 22 de julho de 1942 (ou 28/09/1942).

As operações da SANA foram cessadas em 16 de agosto de 1943 e suas aeronaves foram vendidas.

Em 17 de dezembro de 1943, o PP-PAE (LV-ALL), foi vendido a Compania de Navegacion Dodero, mantendo a mesma matricula LV-ALL.

Em 23 de dezembro de 1947, foi vendido para ALFA (Aviacion Del Litoral Fluvial Argentino), onde permaneceu até 03 de fevereiro de 1948.

W/O reportado em 24 de dezembro de 1948, na localidade de Puerto Novo, Buenos Aires, por fogo no interior do hangar. Registro cancelado em 07 de outubro de 1941.

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