02/03
Panair do Brasil. Consolidated Commodore 16, registro P-BDAI (cn 10). Aeroporto Santos Dumont (SDU/SBRJ), Rio de Janeiro, 1932.
Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave, e da companhia:
Construído em 11 de junho de 1930, foi equipado com 2 motores Pratt & Whitney Hornet Engines (575hp), na configuração para 22 passageiros.
Adquirido novo pela NYRBA (New York - Rio - Buenos Aires Line), em 15 de junho de 1930, foi matriculado NC 666M, batizado “Miami”.
Em meados de 1930, foi transferido para a Trimotor Safety Airways, Inc., matriculado R-ACWT (operado pela NYRBA - Argentina).
Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a sua frota. O R-ACWT teve a matricula cancelada.
No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM, cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.
A frota da nova empresa – Panair do Brasil - incluía 8 hidroaviões (4 Consolidated Commodore e 4 Sikorsky S-38B, entre eles o NC 666M, agora rematriculado P-BDAI, cuja entrega ocorreu em 20 de março de 1931.
Transferido para a Base da PAN AM em Dinner Key no mês de janeiro de 1933, foi submetido à revisão.
Em 11 de março de 1933, retornou à Panair do Brasil, rematriculado para PP-PAI ficou em operação até meados de 1940, quando teve a matricula cancelada em 27 de setembro.
Em 22 de março de 1941, foi transferido para a FAB, na Base de Belém.
w/o reportado em 10 de junho de 1941, em Belém/PA, durante um vôo de demonstração.
Panair do Brasil. Consolidated Commodore 16, registro P-BDAI (cn 10). Aeroporto Santos Dumont (SDU/SBRJ), Rio de Janeiro, 1932.
Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave, e da companhia:
Construído em 11 de junho de 1930, foi equipado com 2 motores Pratt & Whitney Hornet Engines (575hp), na configuração para 22 passageiros.
Adquirido novo pela NYRBA (New York - Rio - Buenos Aires Line), em 15 de junho de 1930, foi matriculado NC 666M, batizado “Miami”.
Em meados de 1930, foi transferido para a Trimotor Safety Airways, Inc., matriculado R-ACWT (operado pela NYRBA - Argentina).
Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a sua frota. O R-ACWT teve a matricula cancelada.
No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM, cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.
A frota da nova empresa – Panair do Brasil - incluía 8 hidroaviões (4 Consolidated Commodore e 4 Sikorsky S-38B, entre eles o NC 666M, agora rematriculado P-BDAI, cuja entrega ocorreu em 20 de março de 1931.
Transferido para a Base da PAN AM em Dinner Key no mês de janeiro de 1933, foi submetido à revisão.
Em 11 de março de 1933, retornou à Panair do Brasil, rematriculado para PP-PAI ficou em operação até meados de 1940, quando teve a matricula cancelada em 27 de setembro.
Em 22 de março de 1941, foi transferido para a FAB, na Base de Belém.
w/o reportado em 10 de junho de 1941, em Belém/PA, durante um vôo de demonstração.
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