Panair do Brasil. Consolidated Commodore 16, registro P-BDAA (cn 2).
Em algum lugar do passado. Década de 30.
Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais
serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave, e da companhia:
Construído em 05 de novembro de 1929, foi equipado com 2 motores
Pratt & Whitney Hornet Engines (575hp), na configuração PAX 22.
Adquirido novo pela NYRBA (New York - Rio - Buenos Aires Line) em
07 de novembro de 1929 foi matriculado NC 658M, batizado “Rio de Janeiro”.
Transferido para a NYRBA – Argentina em 23 de novembro de 1929.
Em 06 de janeiro de 1930, a NYRBA requereu o cancelamento da
matricula Norte Americana NC 658M.
Transferido para a NYRBA do Brasil S. A., em 19 de abril de 1930,
foi matriculado P-BDAA.
Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada
pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a
sua frota e suas filiais.
No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de
janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de
novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM,
cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.
A frota da nova empresa – Panair do Brasil - incluía 8 hidroaviões
(4 Consolidated Commodore e 4 Sikorsky S-38B, entre eles o P-BDAA, cuja entrega
ocorreu em 17 d outubro de 1930.
Em 22 de dezembro de 1932, foi rematriculado PP-PAA. Ficou em
operação até meados de 1938, quando retornou a PAN AM.
A matrícula brasileira PP-PAA, foi cancelada em 28 de março de
1940.
Transferido para a SANA (Sociedad Argentina de Navegacion Aérea)
em abril de 1940, foi matriculado LV-DXA; rematriculado LV-RAB, em 06 de
setembro de 1940.
W/O reportado em 24 de dezembro de 1940, na localidade de Puerto
Novo, Buenos Aires. Registro cancelado em 07 de outubro de 1941.
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