Panair do Brasil. (Fairchild 91 – Baby Clipper), registro PP-PAP (cn 9402). Hidroporto de Santarém, PA, década de 30/40.
Registro fotográfico recuperado de vídeo, informações adicionais serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave:
Construído no ano de 1936, pela Fairchild Aircraft Corporation, Hagerstown, Maryland, EUA, foi equipado com um motor Pratt & Whitney PW Hornet S2E-G radial (750hp). Apenas três modelos nesta configuração foram construídos, a pedido da PAN AM: o NC14743 – protótipo com flutuadores de asa retrátil e “zap flaps”, o NC14744 (PP-PAP) e o NC15952 (PP-PAT).
Erroneamente, assim, passamos a identificar o PP-PAP como sendo o Fairchild XA-942A, quando o modelo correto é “Fairchild 91 – Baby Clipper”.
Adquirido novo pela PAN AM (Pan American Airways) em 23 de fevereiro de 1936, foi matriculado NC 14744.
Transferido para a Panair do Brasil em julho de 1936, foi matriculado PP-PAP.
Durante sua permanência na Panair, sofreu dois acidentes:
w/o em 08 de maio de 1939, em Santarém/PA; foi reconstruído.
w/o em 08 de dezembro de 1941, na localidade de Belém/PA.
Registro fotográfico recuperado de vídeo, informações adicionais serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave:
Construído no ano de 1936, pela Fairchild Aircraft Corporation, Hagerstown, Maryland, EUA, foi equipado com um motor Pratt & Whitney PW Hornet S2E-G radial (750hp). Apenas três modelos nesta configuração foram construídos, a pedido da PAN AM: o NC14743 – protótipo com flutuadores de asa retrátil e “zap flaps”, o NC14744 (PP-PAP) e o NC15952 (PP-PAT).
Erroneamente, assim, passamos a identificar o PP-PAP como sendo o Fairchild XA-942A, quando o modelo correto é “Fairchild 91 – Baby Clipper”.
Adquirido novo pela PAN AM (Pan American Airways) em 23 de fevereiro de 1936, foi matriculado NC 14744.
Transferido para a Panair do Brasil em julho de 1936, foi matriculado PP-PAP.
Durante sua permanência na Panair, sofreu dois acidentes:
w/o em 08 de maio de 1939, em Santarém/PA; foi reconstruído.
w/o em 08 de dezembro de 1941, na localidade de Belém/PA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário