Panair do Brasil. Consolidated Commodore 16, registro PP-PAO (cn 3). Em algum lugar do passado.
Registro fotográfico garimpado na rede,recuperado de vídeo. Informações adicionais serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave, e da companhia:
Construído em meados de 1931, foi equipado com 2 motores Pratt & Whitney Hornet Engines (575hp), na configuração PAX 22.
Adquirido novo pela NYRBA (New York - Rio - Buenos Aires Line) em 1931 foi matriculado NC 659M, batizado “Havana”.
Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a sua frota e suas filiais.
No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM, cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.
Foi transferido para a Panair do Brasil em meados de 1932, rematriculado PP-PAO. Ficou em operação até 28 de fevereiro de 1936, quando retornou a PAN AM e a matricula inicial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário