Pesquisa Personalizada

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Sikorsky S-38B - P-BDAC


Panair do Brasil. Sikorsky S-38B, registro P-BDAC (cn 214-19). Em algum lugar do passado. Década de 30.

Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais serão bem vindas.

Breve histórico da aeronave, e da companhia:

Construído no final da década de 20 (1928/1929), foi equipado com 2 motores Pratt & Whitney “Wasp” (310kW), na configuração PAX 8.

Adquirido novo pela NYRBA (New York - Rio - Buenos Aires Line) foi matriculado NC 301N, batizado “Porto Alegre”, operado pela NYRBA do Brasil S. A, rematriculado P-BDAC.

Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a sua frota e suas filiais.

No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM, cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.

A frota da nova empresa – Panair do Brasil - incluía 8 hidroaviões (4 Consolidated Commodore e 4 Sikorsky S-38B, entre eles o P-BDAC, cuja entrega ocorreu em dezembro de 1932.

Rematriculado PP-PAC. Ficou em operação até meados de 1934.

Transferido para a SCADTA (Colômbia), foi matriculado C-52, batizado Guillermo Valencia.

w/o reportado em 06 de agosto de 1936.


Nenhum comentário: