Panair do Brasil. Sikorsky S-38B, registro P-BDAC (cn 214-19). Em
algum lugar do passado. Década de 30.
Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais
serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave, e da companhia:
Construído no final da década de 20 (1928/1929), foi equipado com
2 motores Pratt & Whitney “Wasp” (310kW), na configuração PAX 8.
Adquirido novo pela NYRBA (New York - Rio - Buenos Aires Line) foi
matriculado NC 301N, batizado “Porto Alegre”, operado pela NYRBA do Brasil S. A,
rematriculado P-BDAC.
Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada
pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a
sua frota e suas filiais.
No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de
janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de
novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM,
cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.
A frota da nova empresa – Panair do Brasil - incluía 8 hidroaviões
(4 Consolidated Commodore e 4 Sikorsky S-38B, entre eles o P-BDAC, cuja entrega
ocorreu em dezembro de 1932.
Rematriculado PP-PAC. Ficou em operação até meados de 1934.
Transferido para a SCADTA (Colômbia), foi matriculado C-52,
batizado Guillermo Valencia.
w/o reportado em 06 de agosto de 1936.
Nenhum comentário:
Postar um comentário