Panair do Brasil. Sikorsky S-38B, registro P-BDAF (cn 214-20). Aeroporto
Santos Dumont (SDU), Rio de Janeiro. Década de 30.
Registro fotográfico garimpado na rede, informações adicionais
serão bem vindas.
Breve histórico da aeronave, e da companhia:
Construído em meados de 1928, foi equipado com 2 motores Pratt & Whitney R-985 Wasp Junior engines, na
configuração PAX 8.
Adquirido novo pela NYRBA (New York - Rio - Buenos Aires Line) em ____,
foi matriculado NC 302N, batizado “Tampa”, e posteriormente “São Luis”.
Em 15 de setembro de 1930, a NYRBA norte americana foi incorporada
pela PAN AM (Pan American Airways); como resultado, também incorporou toda a
sua frota e suas filiais.
No Brasil, a subsidiária NYRBA do Brasil S.A., criada em 24 de
janeiro de 1930, foi extinta em 17 de outubro de 1930, pela PAN AM, e em 21 de
novembro desse ano, nasceu a Panair do Brasil, agora subsidiária da PAN AM,
cuja primeira operação ocorreu em 28/11/1930, ligando Belém e Santos.
Nessa mesma época foi transferido para a Panair do Brasil, matriculado
P-BDAF.
Foi operado por curto espaço de tempo, retornando à PAN AM e a
matricula anterior, desmontado em fins de 1930.
Nenhum comentário:
Postar um comentário