Pesquisa Personalizada

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Lockheed Constellation - PP-PCB - Ciampino


Panair do Brasil. Lockheed Constellation, matricula PP-PCB (cn 2048). Aeroporto de Roma - Ciampino, em 25 de setembro de 1946.

Registro fotográfico garimpado na rede, registra o pouso do primeiro vôo (Serviço Postal e Serviço Aéreo), da rota Rio de Janeiro - Roma. Informações adicionais serão bem vindas.

Disponível em:


Sobre a aeronave:

Construído em 1946, foi equipado com quatro motores Wright Cyclone R-3550 (745C188A3), radial.

Adquirido pela PAN AM em 15 de março de 1946, foi matriculado N88848, batizado "Clipper Golden Gate", jamais operado pela PAN AM. Armazenado até julho de 1946, quando foi transferido para a Panair do Brasil.

Transferido para a Panair do Brasil em 21/07/1946, entregue apenas em 27/07/1946, foi matriculado PP-PCB, batizado "Bandeirante Domingos Alfonso Sertão".

Modificado para L-049-46.

Retirado de serviço e estocado no Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), parcialmente canibalizado em 1962.

Foi sucateado e desmontado no Rio de Janeiro, em 1969: vendido a preço de ferro velho para a Engenav Engenharia e Construções em 28/04/1969.

Dois aviões da Panair tiveram este registro: o Lockheed Constellation, da foto, Registro PP-PCB, e um Douglas DC-4 (encomenda cancelada), também matriculado PP-PCB.

Um comentário:

Unknown disse...

Acabo de ver essa aeronave(PP-PCB)em um filme na TV CULTURA, muito emocionante, veja aqui alguns dados sobre o filme:

- Um Candango na Belacap -

O filme conta a história de uma dupla de artistas que divertem os candangos em Brasília. Terminada a construção da nova capital, os dois deixam a cidade em busca de trabalho. A trama deste filme traz uma visão sociológica do mundo artístico da época, uma vez que a solidariedade entre os artistas aparece mais forte do que os laços de família. O sentimento de nacionalismo também está presente no filme, marcando inclusive os números musicais, que só entram no roteiro quando a história pede. Entre eles está "Mr. Golden", uma canção de Carlos Lyra, que relata a expulsão de um empresário americano que atuava no Brasil.

Gênero: Comédia
Diretor: Roberto Farias
Ano: 1960
País: Brasil
Duração: 98 minutos
Preto e Branco
Elenco: Ankito, Grande Otelo, Vera Regina, Marina Marcel
(texto extraido do site da TV CULTURA)

Francisco Melchior (framejb@hotmail.com)