Panair do Brasil. Sikorsky S-43, registro PP-PBA (cn 4303), Aeroporto Santos Dumont (SDU/SBRJ), Rio de Janeiro.
Registro fotográfico garimpado na rede, recuperado de vídeo. Informações adicionais serão bem vindas.
Sobre a aeronave:
Construído em 1935, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney R-1690-52 radials, configurado para o transporte de 18 passageiros.
Adquirido pela PAN AM (Pan Americam Airways) em janeiro de 1936, foi matriculado NC 15063, batizado "Baby Clipper".
Transferido para a Panair do Brasil, em meados de 1936, foi matriculado PP-PBA.
Reportado w/o em 1º de dezembro de 1943, em Manaus.
Requerido o cancelamento da matricula em 21 de junho de 1944, com despacho publicado no DOU de 24 de junho de 1944, pg. 9 - Seção I.
Curiosidade (Publicado no DOU de 25 de novembro de 1946, despacho do dia 29 de outubro de 1946:
“Diretoria de Aeronáutica Civil:
EXPEDIENTE DO SR. DIRETOR
Por despacho de 29-10-46, em processo 5.407-46, foi aplicada ao piloto comandante José Pontes Pinto de Mendonça, a pena de multa de Cr$ 1.000,00 - grau mínimo do art. 192 do
Código Brasileiro do Ar, por incidência na alínea a desse mesmo artigo, infringindo o disposto no art. 41, do Decreto 8.352 de 9-12-1941, visto que no dia 17-8-46 quando comandava a
aeronave PP-PBA, da Panair do Brasil S. A., desobedeceu às ordens emanadas da Tôrre de Contrôle de Curitiba para pousar em determinada pista, indo pousar em outra qua não a
indicada.
Ref. Processo DC - 5.407-46”.
Registro fotográfico garimpado na rede, recuperado de vídeo. Informações adicionais serão bem vindas.
Sobre a aeronave:
Construído em 1935, foi equipado com dois motores Pratt & Whitney R-1690-52 radials, configurado para o transporte de 18 passageiros.
Adquirido pela PAN AM (Pan Americam Airways) em janeiro de 1936, foi matriculado NC 15063, batizado "Baby Clipper".
Transferido para a Panair do Brasil, em meados de 1936, foi matriculado PP-PBA.
Reportado w/o em 1º de dezembro de 1943, em Manaus.
Requerido o cancelamento da matricula em 21 de junho de 1944, com despacho publicado no DOU de 24 de junho de 1944, pg. 9 - Seção I.
Curiosidade (Publicado no DOU de 25 de novembro de 1946, despacho do dia 29 de outubro de 1946:
“Diretoria de Aeronáutica Civil:
EXPEDIENTE DO SR. DIRETOR
Por despacho de 29-10-46, em processo 5.407-46, foi aplicada ao piloto comandante José Pontes Pinto de Mendonça, a pena de multa de Cr$ 1.000,00 - grau mínimo do art. 192 do
Código Brasileiro do Ar, por incidência na alínea a desse mesmo artigo, infringindo o disposto no art. 41, do Decreto 8.352 de 9-12-1941, visto que no dia 17-8-46 quando comandava a
aeronave PP-PBA, da Panair do Brasil S. A., desobedeceu às ordens emanadas da Tôrre de Contrôle de Curitiba para pousar em determinada pista, indo pousar em outra qua não a
indicada.
Ref. Processo DC - 5.407-46”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário